13° Festival de Cinema Europeu

Força e garra das mulheres dão o tom da segunda semana do 13° Festival de Cinema Europeu Dando continuidade a sua rodada de exibições, o 13° Festival de Cinema Europeu traz filmes sobre mulheres fortes que se superaram durante a vida, começando com o eslovaco Tigres na Cidade, dirigido por Juraj Krasnohorský, nesta segunda-feira (5). As sessões começam sempre às 18h30, de segunda a sexta-feira, e às 17h, nos sábados e domingos.

Terça-feira (06)
Dirigida por Arsen Ostojic, a ficção croata O Caminho de Halima (2012) conta a história trágica e, ao mesmo tempo, inspiradora da muçulmana Halima, que tenta, sem sucesso, pelos restos mortais de seu filho. Nessa busca, ela percebe que pode encontrar pistas por meio de uma sobrinha com quem não tinha mais contato e que tem uma conexão misteriosa com seu filho.


Quarta-feira (07)
O filme desta quarta-feira é o drama italiano O Primeiro Cargo, de 2011, dirigido por Giorgia Cecere. O filme se passa no ano de 1953 e conta a história da jovem Nena, que precisa se afastar da família para ser professora num vilarejo da região de Puglia, no sul da Itália. No vilarejo, porém, Nena encontra uma realidade hostil, com pessoas que nada têm a compartilhar, e passa a enfrentar essa realidade com determinação e um caráter fora do comum.


Quinta-feira (08)

De Chipre e dirigido por Petros Charalambous, O menino na ponte, de 2016, conta a história do menino Sócrates que, como os garotos de sua idade, passa o verão andando de bicicleta, brincando com fogos de artifício e importunando os vizinhos. Essa vida pacata sofre um abalo quando descobre que a família de seu primo está sofrendo nas mãos de um pai violento. Diante de toda essa situação, o garoto começa a descobrir os significados de amor, família, lealdade e coragem.


Sexta-feira (09)
Um retrato da jovem Winnie, da comunidade de viajantes, e sua família, que vivem um trailer dilapidado à beira da estrada em uma área de indústrias desolada em Dublin, capital da Irlanda. Essa é a temática do drama irlandês de 2005 Pavee Lackeen – A Cigana, dirigido por Perry Ogden. O filme também traz o relato inabalável de uma comunidade marginalizada vivendo em pobreza na então próspera Irlanda.

 

Sábado (10)
Desde jovem, a portuguesa Amália sempre foi obcecada pela morte. Certo dia, ela abre as portas de sua varanda, sobe no parapeito e olha para o abismo, e nesse momento, revê toda a sua vida. Amália – O Filme (2008), dirigido por Carlos Coelho da Silva conta a história da mundialmente conhecida fadista Amália Rodrigues, além de reconstituir os mais memoráveis momentos de sua carreira.

 

 

 

 

 

Domingo (11)
E, para encerrar o Festival em Manaus, o filme da vez é o romance dinamarquês de 2012 Marie Krøyer, dirigido por Bille August. O filme é a história de Marie Kroyer, casada com o famoso pintor dinamarquês P.S. Kroyer. No auge do casamento, a doença mental de Kroyer fica cada vez mais grave, e os sonhos de compartilhar uma vida com artistas começa a desmoronar. Até que, um dia, Marie se encontra com o compositor sueco Hugo Alfvén.
O Festival de Cinema Europeu
Em sua 13ª edição, o Festival de Cinema Europeu apresenta o tema “Mulheres em Cena” e cria um espaço fundamental para essa discussão no cinema. O Festival é promovido no Brasil para comemorar o Dia da Europa, 9 de maio, numa realização da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE.
O Festival ocorre simultaneamente em 11 capitais brasileiras, de 29 de maio a 11 de junho, prestigiando filmes europeus dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. Em Manaus, que recebe o Festival pela terceira vez, serão exibidos 14 filmes de nacionalidades diferentes.

ASSUNTO: 13° Festival de Cinema Europeu
DATA: De 29 de maio a 11 de junho de 2017
HORA: 18h30 (segunda a sexta-feira) e 17h (sábado e domingo)
LOCAL: Teatro Gebes Medeiros, Ideal Clube, avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro
CONTATO: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Amazonas – Aretha Lins (9 9199-9427) | Jony Clay Borges (9 9228-9561) | Lucas Vítor Sena (9 9286-3483)