David Assayag apresenta show ‘Duas Nações’ no Teatro Amazonas, dentro do projeto Teatro Com Toada

Espetáculo será gravado em DVD e terá participações especiais de Arlindo Jr. e Márcia Siqueira, além de músicos da Orquestra de Violões e do Coral do Amazonas

Sucessos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido de ontem e de hoje estão no repertório do show “Duas Nações”, que o levantador de toadas David Assayag apresenta nesta quarta-feira (14), às 20h, no Teatro Amazonas, no Centro. O espetáculo, que faz parte do projeto Teatro Com Toada, terá ainda participações especiais de Arlindo Jr. e Márcia Siqueira.

No palco do Teatro, Assayag revive canções que marcaram época na festa do boi-bumbá de Parintins. Entre elas se incluem “Pássaro sonhador”, de Zezinho Cardoso e Mailzon Mendes, e “Vale do Javari”, de Ronaldo Barbosa e J. Melo Faria, ambas toadas do Caprichoso; e “Índio do Brasil”, de Geandro Pantoja e Demetrius Haidos, e “O amor está no ar”, de Chico da Silva, estas do Garantido.

Com o repertório, Assayag revive um pouco da sua trajetória musical, que já soma 30 anos, boa parte deles dedicados ao boi-bumbá parintinense. “É uma seleção de músicas que fizeram muito sucesso no decorrer da minha carreira, num show que vem coroar essa minha história de tantos anos de Festival de Parintins”, resume o músico, que foi integrante do Garantido por 15 anos e há sete atua como levantador de toadas do Caprichoso.

Na celebração musical, Assayag contará com diversas participações especiais. Arlindo Jr., ex-levantador do Caprichoso, canta ao lado de Assayag “Réquiem Prece aos Espíritos”, sucesso do Boi Azul lançado em 1996, de autoria de Ronaldo Barbosa. Já Márcia Siqueira, intérprete do Garantido, une-se ao levantador para entoar “Musa Rainha”, de Paulinho Du Sagrado e Tadeu Garcia.

Os instrumentistas da Orquestra de Violões do Amazonas tocam ao lado de Assayag em “Lamento de raça”, toada clássica de Emerson Maia. E, em “Nossa Senhora de Parintins”, o levantador terá o acompanhamento do pianista Jonilson Reis, o Labamba, e do Coral do Amazonas. Esta última compõe um momento de homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins, com “Barro, fé e Catedral”, do atual CD oficial do Caprichoso.

Com direção geral de Marcos Apolo e Cândido Jeremias, o espetáculo no Teatro Amazonas servirá de base para a gravação do DVD “David Assayag – A Voz da Amazônia”, a ser lançado em breve.

Em paralelo ao show, Assayag se prepara defender o Caprichoso no 52º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 30 de junho, e 1º e 2 de julho. Ele revela boas expectativas para o evento deste ano.

“A toada teve um novo boom no Amazonas e nos Estados vizinhos, que estão participando mais. A procura é grande, Parintins há muito tempo não tinha a movimentação que está tendo hoje”, avalia o levantador.

Trajetória – Nascido em Parintins, David Assayag iniciou sua carreira na música no início da década de 1980, aos 14 anos de idade, cantando em bandas de baile na noite parintinense. A partir de 1988, ele passa a se dedicar à toada de boi-bumbá. “Abracei a toada como minha música, e desde lá até agora ela é o elemento principal do meu repertório”, explica.

Ao longo da carreira, Assayag fez parte dos dois bumbás de Parintins. Em 1995, ele se tornou o levantador de toadas oficial do Garantido, do qual foi integrante durante 15 anos. Em 2009, assinou contrato com o Caprichoso, estreando no ano seguinte como Item 2 do boi-bumbá, posto que mantém até hoje.

REPERTÓRIO
Show “Duas Nações”

Sensibilidade (Caprichoso)
Pássaro sonhador (Caprichoso)
Eterno campeão (Garantido)
Alma de guerreiro (Garantido)
Meu amor é Caprichoso (Caprichoso)
Amor da minha vida (Caprichoso)
Coração de batuqueiro (Garantido)
Eldorado (Garantido)
Vale do Javari (Caprichoso)
Réquiem (Caprichoso)
Índio do Brasil (Garantido)
Naiá (Garantido)
Barro, fé e Catedral (Caprichoso)
Nossa Senhora de Parintins (Garantido)
Musa Rainha (Garantido)
O amor está no ar (Garantido)
Lamento de raça (Garantido)
Eu te amo Caprichoso (Caprichoso)

SERVIÇO
Show “Duas Nações”, com David Assayag – Projeto Teatro Com Toada
Data: Quarta-feira, dia 14 de junho de 2017, às 20h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659 – Centro
Informações: (92) 99115-9196
Entrada: Ingressos a R$ 50, à venda na bilheteria do Teatro de terça a sábado, das 9h às 17h